Etapa I - Mobilização Inicial
O trabalho se iniciará com a mobilização da Consultoria para adequação/alocação dos recursos de infraestrutura e equipe, necessários ao desenvolvimento do projeto. Nesta etapa também será promovida a interação entre as equipes de trabalho da contratada com a do contratante, através de reuniões de trabalho, objetivando a elaboração do Cronograma Definitivo e do Plano de Trabalho e reunião para planejamento e divulgação do projeto.
Etapa II - Diagnóstico e Prognóstico
Será realizado um levantamento prévio de informações que reflitam de maneira geral a situação atual da mobilidade em Maringá, para elaboração da síntese do sistema de mobilidade, que será a base para apresentação e discussão com a comunidade, nos seus vários setores, e a equipe técnica, através de reuniões com objetivo de se conhecer e ampliar o escopo a ser tratado no Plano de Mobilidade.
Em seguida, será realizada a fase de instrumentalização, em que serão realizadas a leitura e análise dos estudos, projetos, convênios e pesquisas existentes e entrevista/reuniões com os atores envolvidos para visualização e construção do cenário atual, além da identificação da necessidade de complementação de dados e informações.
Agregados e consistidos os produtos anteriores comporão o Diagnóstico do sistema.
A próxima fase será de elaboração do prognóstico, dedicada a modelagem do sistema de transporte a partir da pesquisa origem/destino, contagens de tráfego, características das vias e divisão modal existente, constituindo uma representação da realidade, ou de parte dela. Também serão levados em conta os dados socioeconômicos e os custos do serviço de transporte, para obtenção de um resultado que reflita a prática atual e considere as condicionantes relacionadas. Após a calibração do modelo serão produzidos mapeamentos das vias de acordo com os diversos carregamentos objetos do estudo.
Esta etapa envolverá toda a modelagem matemática das viagens realizadas no município através do tradicional Modelo Quatro Etapas: geração de viagens, distribuição de viagens, divisão modal, e alocação de tráfego.Os dados e informações resultantes deverão ser agrupados e consolidados com a utilização de tecnologia e softwares específicos e de georreferenciamento.
Consistida esta fase de modelagem do sistema atual, serão realizadas projeções com bases estatísticas nos dados de evolução da população, renda, e demais dados socioeconômicos, dentre outros, para desenho dos cenários futuros, para curto, médio e longo prazo.
A fase seguinte será destinada à elaboração da leitura técnica, que além do perfil geral do sistema de mobilidade de Maringá, contemplará leituras setorizadas dos diversos componentes do sistema, especialmente os relativos ao transporte coletivo, circulação viária, transporte motorizado e não motorizado, notadamente aos modos bicicleta e a pé, entre outros.
Concluída esta leitura, deverá ser realizada Audiência Pública para exposição e discussão com a comunidade dos resultados alcançados além de obtenção de sugestões e contribuições para o Plano, resultando na Leitura Comunitária.
Concluídas as Leituras Técnica e Comunitária, as mesmas deverão ser consolidadas e comporão o Diagnóstico/Prognóstico do Sistema de Mobilidade de Maringá.
Etapa III - Definição de Diretrizes e Concepção das Propostas
A etapa de Desenvolvimento de Diretrizes, Propostas e Ações para o Plano será precedida de uma análise comparativa do cenário atual com o de cidades de mesmo porte de Maringá, verificando os principais indicadores e atributos da mobilidade urbana e ambiental.
Um debate técnico entre as equipes sobre a análise realizada terá objetivo de contextualizar e promover o estabelecimento de metas a serem atingidas com a implementação do Plano de Mobilidade.
As etapas anteriores, somadas ao produto desse debate, servirão de instrumento para avaliar o potencial resultado das estratégias sugeridas na fase de Desenvolvimento de Propostas. Esta fase será concluída com a apresentação dos principais indicadores de eficiência e produtividade esperados e com orientações para determinação das estratégias que representarão as melhores alternativas. Usualmente, para escolha entre diferentes alternativas de solução, utiliza-se o método de avaliação de Matriz Multicritério.
A concepção das Propostas consolidará um conjunto de diretrizes, estratégias e ações para alcance das metas estabelecidas para a mobilidade de Maringá, que deverão ser avaliadas quanto aos aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais.
Estas propostas contemplaram o estabelecido pelo PlanMob em relação aos temas gerais, relacionados a adoção de conceitos, fortalecimento da gestão, prioridade ao transporte não motorizado e ao coletivo, a inclusão social entre outros; e os particulares, como a classificação e hierarquização do sistema viário, acessibilidade, transporte coletivo, tratamento das calçadas, qualificação das condições para o modo cicloviário, etc.
Nesta fase, ainda, será elaborado o plano de investimento relativo às ações propostas e avaliado o impacto social e ambiental de cada uma, que auxiliarão na seleção da alternativa mais vantajosa e a determinação de prioridades de implementação.
Tendo o conjunto de propostas elencadas, os respectivos investimentos necessários a implementação e o impacto de cada uma, serão realizadas simulações, com a utilização de recursos computacionais de forma a mensurar os melhores resultados que indicarão não só as melhores alternativas em termos de benefício/custo, como possibilitarão o escalonamento e priorização de implementações de acordo com os recursos disponíveis.
Etapa IV - Consolidação do Plano de Mobilidade Urbana
Estando tecnicamente bem definida a matriz de ações x recursos x benefícios, será realizada uma Audiência Pública, envolvendo as equipes do Contratante, da contratada e a comunidade com o objetivo de inteirar e debater sobre os estudos e resultados alcançados, além de obter sugestões e contribuições para o projeto. Nesta fase, o Plano de Mobilidade Urbana deve ser compreendido de forma mais ampla que a tradicional abordagem, quando se discutiam apenas os estudos de demanda, oferta de viagens, circulação entre outros. O caráter vinculativo entre o Planejamento Urbano e do Uso do Solo e o Planejamento da Mobilidade será evidenciado quando analisados e debatidos o diagnóstico e as diretrizes propostas para o desenvolvimento do Plano.
A conclusão da Audiência permitirá a revisão do diagnóstico, a elaboração e aprimoramento das proposições e fornecerá suporte à decisão sobre as estratégias a serem adotadas, seleção das melhores alternativas e prioridades a serem incorporadas no Plano de Mobilidade Urbana, constituindo o resultado desta fase.
Por fim, todas as fases do projeto deverão ser organizadas e consistidas, formando um conjunto de informações/diagnóstico, diretrizes, ações, investimentos e prioridades que constituirão o Plano de Mobilidade Urbana de Maringá.
Este Plano deverá ser objeto de nova Audiência Pública para apresentação do Plano de Mobilidade à comunidade local, oportunidade em que a população poderá se manifestar, criticar, sugerir e contribuir para a conclusão do Plano.
Finalmente, será elaborado um documento final, incorporando as contribuições obtidas e acatadas pela equipe técnica, que resultarão no Plano de Mobilidade Urbana de Maringá, construído a partir do emprego das melhores práticas técnicas e de participação popular.
Fases |
Resumo das Atividades |
Produtos e Notas Técnicas |
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ETAPA I – MOBILIZAÇÃO INICIAL |
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ETAPA II – DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO |
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PRODUTO 02 – Análise de estudos, planos e projetos; Capacitação 01
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ETAPA III – DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES E CONCEPÇÃO DE PROPOSTAS |
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ETAPA IV – CONSOLIDAÇÃO DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA |
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